Se te perguntassem: Como você imagina sua empresa ou carreira daqui há 5 anos?
Você saberia responder?
O primeiro passo para ser assertivo e criar um planejamento coerente é saber aonde se pretende chegar.
Para isso, separamos 3 passos fundamentais:
1 – Busque orientação
Conheça o mercado, tenha contato com profissionais experientes na área, saiba quais são os principais problemas, as soluções apresentadas hoje e sobretudo:
Tenha visão do todo!
É preciso estudo e análise sobre os fatores que influenciam a sociedade, para conseguir, de fato, desenvolver visão e pensamento estratégico.
2 – Desenvolva o seu autoconhecimento
Se conheça e conheça a fundo o seu negócio, para estar apta a responder quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
É fundamental estabelecer o objetivo principal.
Tenha visão macro sobre si e sobre o seu negócio, para identificar possíveis falhas, preveni-las ou solucioná-las.
3 – Coloque em prática
Existem diversas ferramentas como:
- OKR’S – sigla, derivada do inglês, traduzida para Objetivos e Resultados-Chave – um sistema de definição e gestão de metas mensuráveis e dinâmicas.
- Análise SWOT – mapeamento das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que um negócio possui.
- Matriz BCG – avaliação gráfica que define e compara produtos e serviços ofertados pela empresa, para compreender quais são os mais rentáveis e quais já cumpriram seu ciclo de vida útil.
A estratégia orienta a visão, a tática a desenvolve em planos de ações e o operacional executa.
Incluiria mais algum passo?
Começar o seu negócio com uma boa estratégia é dar o primeiro passo para o sucesso!