Você já pensou qual é seu propósito de vida. Aquilo que te faz acordar todos os dias e que te dá disposição para enfrentar todos os desafios que surgem em sua vida.
Milhares de pessoas todos os dias, em ambientes profissionais e pessoais, discutem sobre onde querem chegar, como querem estar em alguns anos. Levantam indagações sobre como gostariam de estar em relação a suas: finanças, saúde, bem estar, relações pessoais e profissionais.
A constante busca por melhores relações, posições sociais e profissionais, acabam deixando estas pessoas angustiadas e estressadas. Viver e trabalhar de forma alinhada com o seu propósito é a melhor decisão para diminuir insatisfações e frustrações.
Quando você entende qual é seu propósito de vida, a sua jornada fica mais alegre e leve e todos em volta de você, logo entenderão onde você pretende chegar.
Uma recente pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association) de abril de 2015 aponta que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o seu trabalho atual. A falta de reconhecimento é a principal causa das insatisfações, representando 89% do descontentamento das pessoas.
Para buscar reconhecimento na vida pessoal e profissional é necessário que a pessoa se reconheça antes como indivíduo, que tem livre arbítrio e capacidade de tomar decisões próprias. Entendendo que pode impactar ela mesma e a sociedade através de suas ações, mas antes, para que tudo ocorra bem, esta pessoa deve entender o que quer deixar como legado, ou seja, o que ela quer deixar para seus filhos ou para sociedade. O legado pode ser tangível, dinheiro ou bens, ou intangível, um conhecimento, uma ideia, ou até mesmo um pensamento ou técnica disruptivo.
Pare um minuto da sua rotina e se pergunte:
O que eu quero deixar para meus filhos ou para a sociedade? Onde eu quero impactar?
Este simples ato de questionamento, vai te ajudar a entender seu propósito de vida. Claro, é possível que você não tenha esta resposta na primeira vez que perguntar, entretanto, mantenha este hábito diariamente, e, em algum momento, esta resposta chegará e mudará seu olhar sobre si mesmo e sobre as outras pessoas.
Quando entender seu propósito, certamente sua vida ficará mais plena e feliz, pois você entenderá: Onde está e aonde quer chegar.
Quando sabemos onde queremos chegar, apreciamos mais a paisagem ao redor e nossa jornada e tudo fica mais bonito e feliz.
Por Gislaine Toth
CEO BrazilH2 e do MFN. Conselheira no CONFEM, FIESP e em outras empresas. Especialista em estratégias e desenvolvimento de negócios.