A pandemia revelou e acelerou uma série de tendências. A McKinsey & Company – líder mundial no mercado de consultoria empresarial divulgou uma lista com cinco prioridades, após diálogo com executivos globais. São elas:
1 – Estratégia em sustentabilidade
A sustentabilidade precisa ser feita tão sistematicamente quanto a digitalização ou o desenvolvimento de estratégias, por ser uma fonte importante de vantagem competitiva de longo prazo.
2 – Transição para a computação em nuvem
Se fala em “transformar-se em nuvem” justamente pelo potencial estar claro há muito tempo, porém se trata de algo crítico a possibilidade da inovação.
3 – Cultivar o talento
O elemento humano é o que faz a diferença, por isso cultivar o talento é prioridade.
Treinar, capacitar, implantar talentos com base nas habilidades e não na hierarquia, preencher lacunas por meio do desenvolvimento oferecerá ao melhor resultado.
Para tanto, precisará ser mais flexível, menos hierárquica e mais diversa.
4 – Necessidade de velocidade
O ritmo das mudanças está se acelerando e a necessidade de velocidade é aguda.
Essa velocidade, contudo, precisa ser sustentável, precisa ser incorporada à organização e desenvolvida.
5 – Propósito
As pessoas querem um significado para suas vidas e seu trabalho.
Pesquisas anteriores citadas no estudo, descobriram que as empresas com um forte senso de propósito superam as que não têm.
E aqueles que dizem que vivem seu propósito no trabalho são simplesmente melhores funcionários – mais leais, mais propensos a ir além e menos propensos a ir embora.
🎯 Dominar essas cinco prioridades aumentará substancialmente as chances de sucesso.
Quais delas você já investe hoje?
Leia o estudo completo e tenha outros insights:
Fonte: McKinsey & Company
What matters most? Five priorities for CEOs in the next normal. Autoria Homayoun Hatami e Liz Hilton Segel. Publicação: 8 de setembro de 2021.