Estamos vivenciando um período histórico muito diferente de outros períodos que a humanidade vivenciou. Hoje vivemos em uma grande plataforma mundial. Temos acesso a informações e conteúdos de outras cidades e países. Viver nesta plataforma tem o bônus e o ônus, pois ao mesmo tempo que estamos conectados com todos os lugares e temos acesso a informações e imagens instantaneamente, também estamos conectados ao ponto de um vírus atacar a China e o Brasil ao mesmo tempo. Veja o que ocorreu na pandemia do Coronavirus.
Entretanto, estas conexões nos oferecem muitas oportunidades como:
- estudar e fazer cursos em plataformas diversas;
- ter acesso a outras culturas;
- entender melhor o que ocorre em outros países;
- fazer amizades com pessoas diferentes;
- trabalhar em empresas de diversos setores e segmentos diferentes.
Com tantas oportunidades, não basta somente fazer uma faculdade, necessitamos nos especializar em áreas diferentes, com conteúdos diversos e fazer um curso de línguas. Falar outro idioma, como o inglês ou espanhol, oferece ao profissional um diferencial, pois muitas empresas ou apreciam um profissional que fala outro idioma, ou utilizam o segundo idioma para a escolha de um profissional. Muitas empresas, principalmente as multinacionais, já colocam em seus processos de contratações o inglês como mandatório.
Pare um pouco para pensar: tendo este conhecimento, você consegue ter acesso a artigos e livros publicados em outros idiomas, se candidatar a programas de intercâmbio em universidades estrangeiras, ingressar em programas de pesquisas, ter a oportunidade de viver fora e ter acesso a estágios e empregos, além da possibilidade de aumento de salário.
Necessariamente o curso não precisa ser presencial. O ideal é que você faça uma pesquisa na web e teste algumas opções para ver com qual mais se identifica.
Pesquisas recentes confirmam que falar inglês fluentemente pode, sim, aumentar o seu salário.
O domínio da segunda língua, especialmente o inglês, aliado à capacidade de usá-la com responsabilidade no ambiente de trabalho, pode fazer o salário de alguns cargos subir em mais de 60%.
Minha dica é: aprenda uma nova língua, faça cursos de tecnologia e inovação, invista em graduação e pós-graduação. Acredite no seu potencial inovador. Invista em você.
Como disse Albert Einstein:
Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos seu conhecimento.
Por Gislaine Toth
CEO BrazilH2 e do MFN. Conselheira no CONFEM, FIESP e em outras empresas. Colunista na plataforma ORBI. Especialista em estratégias e desenvolvimento de negócios.