As mulheres decidem a maioria das compras. Alguns estudos sobre a intenção de compra do consumidor, elaborados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) comprovam que são as mulheres quem decidem as compras da família. De louça a imóveis.
Elas são responsáveis por 94% do mobiliário doméstico, 45% das compras de carros novos, 92% dos pacotes de viagens e 88% dos planos de saúde. O motivo desse fenômeno é que, desde a Segunda Guerra Mundial, elas desempenham papéis de mãe, dona de casa e profissional. Cabe ao vendedor, portanto, valorizar e aprender a cativar esse público, que tem dinheiro no bolso e sabe escolher.
Muitas mulheres ganham seu próprio dinheiro e decidem como gastá-lo!
Estas mulheres decisoras são aquelas que construíram suas carreiras ou suas empresas e que ganham dinheiro e pagam suas contas. Elas são mulheres independentes. Elas não buscam a compra de um bem, mas a realização de um sonho. Elas não buscam um trabalho, mas boas posições. Elas não buscam um namorado ou marido ideal, mas um parceiro de vida.
São profissionais que tiveram foco, trabalharam muito e sonharam com boas posições e podem como ninguém, falar sobre objetivos e resiliência, pois souberam construir as pontes que as levaram a este lugar de destaque.
Estas mulheres podem ser referências para outras mulheres que também queiram chegar a um lugar de destaque. Ao contrário do que muitas pessoas falam chegar a este lugar de destaque, requer muita disciplina, foco e entrega de resultados, afinal de contas, só chega ao topo quem enfrentou os desafios e os superou e quem escalou a montanha e passou muito perrengue para chegar lá.
No geral, estas são mulheres que entendem os desafios da vida e que tem muito respeito por outras mulheres que queiram também fazer parte desta maratona, para chegar ao topo das empresas. Elas participam de grupos, de redes de relacionamento e falam sobre suas profissões e carreiras, inspirando outras mulheres. Elas no geral, são generosas e estendem as mãos para as outras mulheres que estão chegando depois. Gosto muito de acreditar nisto, e, é por isto, que faço parte de grupos de mulheres decisoras que fazem a diferença e apoiam outras mulheres. Afinal de contas, só vale a pena se pudermos fazer a diferença e impactarmos positivamente na vida de outras.
Por Gislaine Toth
CEO MFN e CEO BH2