Inovação é a transformação de uma nova ideia em novos produtos e serviços. Ela está presente em novas soluções criadas por pessoas ou empresas. Estas soluções agregam valor para o mercado e para o público que vai consumir estes novos produtos ou serviços.
Necessário ressaltar que inovação nem sempre é fazer algo novo e disruptivo ou inédito, você pode inovar simplesmente melhorando processos, produtos ou serviços, agregando maior valor para os mesmos. Lembre-se: Inovar significa gerar valor impactando empresas, consumidores e sociedade, transformando comportamentos e hábitos de consumo.
Seis dicas para inovar em sua empresa:
- Adote uma abordagem estruturada e disciplinada
- Concentre-se nas necessidades do cliente
- Abra as portas para novas contribuições
- Estimule o engajamento e participação dos funcionários
- Crie uma cultura de empreendedorismo dentro da sua empresa
- Mantenha a mente aberta para novas ideias
Pense fora da caixinha, traga diversidade para esta conversa. Pessoas diferentes produzem soluções diferentes e inovadoras. Em sua empresa, agregue tecnologia, novas metodologias, converse com suas áreas internas, apoie novas ideias e mantenha o foco em seu cliente. Somente desta forma você conseguirá dar novas soluções para velhos problemas. Entenda de fato o que sua empresa oferece, muitas vezes não entendemos o valor que nossa empresa oferece aos clientes. Mantenha um canal com seu público, eles indicarão qual caminho sua empresa deve seguir.
Como disse Gary Hamel, autor de best-sellers do Wall Street Journal e guru da inovação:
“A inovação é muito importante. É a única garantia contra a irrelevância. É a única garantia de garantir a fidelidade de longo prazo dos clientes. É a única estratégia para superar uma economia enfraquecida” (Forbes, 2012).
Em um mundo de constantes mudanças e evoluções, a pergunta não é mais se “devemos inovar”, e sim “como devemos inovar?”. A verdade é que qualquer empresa pode inovar se estiver disposta a mudar seu caminho e avançar para o sucesso.
Por Gislaine Toth
CEO BrazilH2 e do MFN. Conselheira no CONFEM, FIESP e em outras empresas. Especialista em estratégias e desenvolvimento de negócios.